AGENDA 21 PESSOAL
1 INTRODUÇÃO
A Agenda 21 Local é, um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolvem a sociedade civil, e o governo para a participação do desenvolvimento sustentável. Visto que esse instrumento contribui para o desenvolvimento sustentável e, é participativo, para acelerar o processo não basta seguirmos somente planejamento do governo, quando se é possível fazermos a nossa parte, criando a nossa Agenda 21 Pessoal a qual, é uma adaptação da Agenda 21 à escala pessoal e individual em busca de uma vida sustentável. Portanto é um desafio a nós mesmo, dependendo somente de nossas atitudes, em que todos ganham, mas o principal beneficiário somos nós, custando pouco e recebendo muito.
2 DESENVOLVIMENTO
Refletindo sobre o que estamos vivenciando nos dias atuais com o aquecimento global, a escassez da água e o aquecimento global, cujos impactos tende a ser cada vez mais graves. Elaborei a minha Agenda 21 com objetivo de fazer tarefas simples do nosso cotidiano, que fazem total diferença no meio ambiente.
2.1 Minha agenda 21 Pessoal.
Conscientizar e Educar Ambientalmente: minha filha, parentes, amigos, vizinhos e todos ao meu redor.
Economizar energia elétrica e água: diminuindo o tempo de banho, reutilizar a água da máquina de lavar roupas, para lavartapetes, quintal e calçadas, passar roupas de uma vez, não deixar a televisão ligada sem que realmente alguém esteja assistindo-a, utilizar a geladeira sempre no limite necessário, instalar uma cisterna para captação de água da chuva para regar jardim.
Gerar menos lixo: fazendo coleta seletiva, separar o lixo e descartá-los de forma correta, reciclar e reutilizar materiais criando objetos de decoração, utilidades e brinquedos, fazer uma horta orgânica utilizando compoteiras para lixo orgânico, usando como adubo, reutilizando o óleo comestível utilizado para frituras para fazer sabão.
Novos transportes: utilizar bicicletas como meio de transportes, usar com mais freqüência