agenda 21 ava
A geração de lixo cresce no mesmo ritmo em que aumenta o consumo. Quanto mais mercadorias adquirimos, mais embalagens vêm junto, mais recursos naturais consumimos e mais lixo geramos.
Hoje já sabemos que poderemos chegar, em um curto espaço de tempo, a um esgotamento dos recursos naturais e a níveis altíssimos de contaminação e geração de resíduos.
O desafio impõe-se a todos: consumir de forma sustentável implica poupar os recursos naturais, conter o desperdício, diminuir a geração de resíduos, reutilizar e reciclar a maior quantidade possível de produtos e embalagens. Só assim conseguiremos harmonizar nossa relação com o planeta e não comprometer sua capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
É papel do consumidor, de cada um de nós, no que diz respeito ao nosso consumo de embalagens:
I. Reduzir o consumo desnecessário
Recusar embalagens desnecessárias, incluindo as sacolas plásticas. Evitar produtos "superembalados".
II. Procurar alternativas ambientalmente amigáveis
Dar preferência a produtos com refis e produtos com embalagens que possam ser reutilizadas ou recicladas.
Comprar apenas produtos que não tenham embalagens em excesso e que sejam recicláveis.
Reduzir a quantidade de sacolas plásticas nas compras, utilizando sacola retornável ou caixas plásticas reutilizáveis para compras maiores.
III. Demandar soluções e racionalização de embalagens
Ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor ou enviar um e-mail e demandar das empresas que fabricam as marcas que costumamos comprar a eliminação de embalagens desnecessárias, a oferta de embalagens retornáveis ou recicláveis, e a utilização de novas tecnologias como os bioplásticos e materiais reciclados.
IV. Reutilizar o que for possível
Escolher produtos com embalagens que possam ser reutilizadas: ao reutilizar embalagens, estaremos diminuindo a geração de resíduos.
V. Separar o lixo e encaminhar para reciclagem
A reciclagem é uma das