Agenda 21 AVA
O objetivo de nossa proposta de agenda 21 é tentar conscientizar as pessoas além do que elas “pensam” que sabem e também tentar fazer com que realizem de fato aquilo que julgam saber.
Antes de tudo, é preciso analisar a situação como indivíduo, sendo assim, é preciso antes de qualquer coisa, olhar para si e se perguntar: “Minhas ações diárias como ser humano, ajudam o meio ambiente onde vivo?” Pois é, sou uma vergonha para eu mesmo e se continuar assim, será um péssimo exemplo aos meus filhos que um dia haverei de ter...
Mas então, por onde começar? Óbvio que por eu mesmo! E após “me reeducar” (pois isto depende primeiramente de minha própria reeducação) então me julgarei apto a passar isto aos meus próximos e iniciar uma reeducação ao meu redor.
Sou nada mais do que o produto do sistema de consumo capitalista, onde se oferecem as mais variadas “bugigangas” sem serventia, que eu penso que preciso, compro, levo pra minha casa e esqueço que tenho aquilo! Por quê? Porque eu não precisava daquilo e por isto se “perdeu” pela casa.
Geramos um excesso de lixo com nossa total ignorância, parecemos hamsters dentro de gaiolas, enchemos nossas bochechas de comida como se não fosse haver mais. E de certa forma, poderá não haver mesmo, se continuarmos agindo contra nós mesmos.
Este é um daqueles assuntos que dão muita margem para se pensar, questionar e debater, então pensando em minhas ações como ser humano no meio ambiente, veremos como será minha agenda 21 pessoal com 10 ações que eu possa estar efetivamente realizando no meu dia a dia.
1 - Separar o lixo seco do lixo orgânico. (Todos sabem e com certeza a maioria não faz)
2 - Ainda no lixo seco, separar vidro, plásticos e papel.
3 – Dar o correto destino ao lixo eletrônico como computadores velhos, pilhas, baterias, celulares, etc. (possui metais pesados, problema sério do mundo moderno)
4 – Reaproveitar a água, por exemplo, da lavadora de roupas, para lavar o chão da casa ou a calçada, por exemplo.