agar
Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para a obtenção de melhores resultados e evitar contaminações, como nos diferentes casos: quando distribuir o meio antes de autoclavar, os tubos não precisam estar esterilizados; quando distribuir o meio após a autoclavação, os tubos, frascos, placas, pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéreis e os meios devem ser autoclavados com as tampas semi-abertas, para que a esterilização seja por igual em todo o conteúdo dos tubos - tampas fechadas não permitem a entrada do vapor. Agar sangue
Placa Agar Sangue
DESCRIÇÃO
A base deste meio é altamente nutritiva e promove um ótimo crescimento de todos os microrganismos relevantes. O pH do meio deve ser de 7,3± 0,2 após acrescer o suplemento de sangue desfibrinado. O sangue utilizado pode ser de carneiro ou de cavalo, favorecendo a hemólise.
O agar sangue é utilizado em laboratórios de análises clínicas como cultivo primário para o isolamento de Streptococcus spp e Staphylococcus spp.
Sangue humano pode ser usado quando se necessita isolar o bacilo da tuberculose em esputo.
O sangue deve estar estéril, pois ele é adicionado ao agar após sua autoclavação. Tal adição deve ocorrer quando a solução estive morna para evitar o cozimento do sangue.
As placas prontas devem ser armazenadas sob refrigeração (2º a 8ºC) por 2 meses.
Agar Sangue oferece as seguintes vantagens:
Rapidez. O isolamento e/ou contagem dos microorganismos, se realiza em um período de 18 a 24 horas de incubação e em um único passo.
Mais fácil de se utilizar. O meio é fornecido em placas prontas para o uso eliminando o trabalhoso processo de preparação dos meios em