BIOGRAFIA DE AGAR
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
“Preparando os santos para a obra do ministério”
CRISTIANE DO CARMO OLIVEIRA
METODOLOGIA DO ESTUDO BÍBLICO
ILHÉUS – BAHIA
2014
CRISTIANE DO CARMO OLIVEIRA
METODOLOGIA DO ESTUDO BÍBLICO
Agar, uma mulher resgatada no deserto- Um estudo biográfico
Atividade apresentada ao Professor Herinaldo de Santa Rosa Júnior para Crédito da Disciplina de Teologia Sistemática I do Curso de Bacharel em Teologia do Seminário Teológico Batista Bereiano.
ILHÉUS – BA
2014
INTRODUÇÃO
Estudando sobre a vida de Agar, percebe-se que, durante a caminhada cristã, o ser humano passa por vários “desertos espirituais”, nos quais aprende várias lições. Agar é um nome que no hebraico significa “emigração, fuga” e no grego significa “peregrina, estrangeira”.
A história de Agar começa quando ela servia Sarai, esposa de Abrão, na terra de Canaã.Nada sabemos sobre seu passado, exceto que era uma serva egípcia da esposa de Abrão, pois esta a havia comprado no Egito quando ali vivia (Gênesis 12: 1-10).
Acredita-se que foi através dessa convivência que Agar obteve algum conhecimento do Todo Poderoso; afinal, por muitas vezes, ela havia presenciado o poder de Deus na vida de seus senhores. Esse conhecimento foi fundamental para que, através da experiência que essa mãe teve sozinha no deserto, desse “ouvidos” à voz do Anjo do Senhor e confiasse nele.
Quando Deus prometeu a Abrão que ele teria um filho e seria pai de muitas nações, Agar não estava inclusa nesse plano. Nessa época Abrão tinha oitenta e cinco anos de idade e Sarai, já com setenta e cinco anos, estava ficando preocupada por não ter concebido nenhum filho; então resolveu dar um “jeitinho” a fim de que a promessa de Deus se cumprisse. Seguindo o costume da época, ela autorizou e incentivou a Abrão dormir com a escrava Agar para