Aftas
É uma ferida nas mucosas da boca, principalmente na língua, nos lábios e na parede das bochechas, raramente surge nas gengivas e no céu da boca. Às vezes, no lugar de uma afta isolada explodem várias ao mesmo tempo.
Em geral está ligada a distúrbios como diarréia e má digestão. No entanto, certos indivíduos têm aftas depois de uma febre alta ou porque estão estressados. Em algumas mulheres, elas aparecem durante o período menstrual.
As feridas podem ainda ser uma reação a antibióticos e antiinflamatórios, remédios que liberam substâncias ácidas no esôfago. Algumas pessoas têm maior predisposição para o problema e por isso suspeita-se que a afta seja hereditária.
Frutas ácidas como o abacaxi, assim como temperos picantes - ketchup, pimenta, mostarda, molho de tomate, vinagre, entre outros -, podem funcionar como fatores desencadeantes, mas só em quem apresenta uma tendência para o problema.
Características
• As aftas surgem na maioria das vezes em pessoas saudáveis;
• A afta comum não provoca febre nem mau hálito;
• Não tem cura definitiva, é um problema que vai e volta;
• Não é transmissível de uma pessoa para outra;
• As feridas são limpas, pois não há nelas fungos ou bactérias que desencadearam o problema.
As aftas costumam acompanhar o estresse. Às vezes, elas castigam as férias de quem resolve experimentar pratos diferentes daquilo que está acostumado a comer. Apesar de os médicos não entenderem os motivos, muitas mulheres que sofriam do problema de tempos em tempos relatam o seu sumiço depois da gravidez.
Assim como existem ex-fumantes que garantem ter começado a apresentar aftas com freqüência depois de abandonar o vicio.
Tratamento
É individualizado, visando aliviar os sintomas, prevenir o aparecimento de novas aftas e diminuir a gravidade do surto. Bicarbonato de sódio: serve para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela. O bicarbonato destrói os tecidos saudáveis da