animais perçonhetos
958 palavras
4 páginas
ACIDENTES COM ANIMAIS PERÇONHETOSESCORPIÕES
ANIMAIS PERÇONHETOS
São animais que, por meio de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno.
Eles são responsáveis por provocarem inúmeros acidentes domésticos, em variadas regiões brasileiras, com índices crescentes ano após ano.
Esses animais agem por instinto de sobrevivência. Ao se sentirem ameaçados, imobilizam o agressor e fogem para um local seguro. Temidos pelo homem, os animais peçonhentos estão presentes tanto em meios rurais, quanto urbanos.
ESCORPIÕES
Os escorpiões são animais invertebrados artrópodes que apresentam o corpo dividido em tronco e cauda. Geralmente, são animais discretos que, durante o dia, se alojam em esconderijos como tronco de árvores, pilhas de madeira ou tijolos, cercas, sob pedras, cupinzeiros, entulhos, mato, lixo, frestas nas paredes, saídas de esgoto, ralos, caixas de gordura, sapatos e tolhas, e durante a noite saem para caçar.
Seu ferrão chama-se aguilhão e está localizado na ponta da cauda. Conseguem sobreviver até dois anos sem se alimentar. Em relação à alimentação, ingerem preferencialmente grilos, baratas e moscas. Segundo alguns estudos, os escorpiões foram os primeiros artrópodes que dominaram o ambiente terrestre e atualmente tem-se conhecimento de aproximadamente 1600 espécies no mundo.
ESPÉCIES DE ESCORPIÕES
Existem dois gêneros da espécie:
O Tityus serrulatus conhecido popurlamente como escorpião amarelo
Típico do Sudeste do Brasil é a principal espécie que causa acidentes graves.
Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.
Devido aos hábitos domiciliares é responsável pela maioria dos acidentes em região urbanas.
Sua picada é particularmente grave em crianças e em idosos.
De hábitos noturnos, é facilmente encontrado em ambientes urbanos, vivendo em terrenos baldios e antigas