professor
Segmentos incomensuráveis.
Márcio Alexandre Sabino.1
Francinildo Nobre Ferreira.2
Resumo:
É um estudo sobre segmentos incomensuráveis, que se inicia verificando o que se diz nos
Parâmetros Curriculares Nacionais, sobre o tema e constatando em que período escolar é aplicado o mesmo, e de que maneira deve ser a abordagem do assunto no contexto escolar.
Em seguida fará uma análise de como este assunto é tratado nos materiais didáticos, do ensino fundamental e médio, para então pesquisar o contexto histórico relatando a fantástica trajetória destes tipos de segmentos desde seu inicio, com os pitagóricos da época, até algumas demonstrações sobre propriedades que justificam a incomensurabilidade de segmentos ao longo da história.
Palavras-chave: Segmentos incomensuráveis, números racionais e números irracionais.
1
2
Aluno da Especialização em Matemática – UFSJ/nead - Polo de São João da Boa Vista.
Professor Orientador da Pesquisa – UFSJ/nead – Especialização em Matemática.
2
1.Introdução :
O Tema Segmentos incomensuráveis neste trabalho será abordado em vários aspectos.
Primeiro é apresentado uma síntese de como é feita a abordagem deste tema nos Parâmetros curriculares nacional, os PCN’s e como é a abordagem dos segmentos incomensuráveis no que se trata do conceito de número e de como a matemática não evoluiu de forma linear e logicamente organizada. Uma das reflexões dos PCN’s será a abordagem feita no ensino fundamental e de como o aluno receberá a existência de um outro tipo de número. Adiante se aborda como é tratado o tema em questão nos materiais didáticos do ensino fundamental e médio, deixando claro que os autores usam diferentes exemplos e métodos para a explanação deste conteúdo. A seguir trataremos do tema em seu contexto histórico, viajando um pouco no tempo e