Contabilidade Gerencial
Contabilidade Gerencial é um sistema de informação necessário para a boa administração de qualquer organização e tem como objetivo principal fornecer informações para que os empreendedores e gestores possam decidir qual o melhor caminho para a organização.
As organizações precisam de um sistema de informação que oriente e motive as equipes a irem em direção de suas metas.
As ferramentas da Contabilidade gerencial podem ser utilizadas tanto pelos contabilistas como pelos administradores.
Se imaginarmos a relação que existe entre um médico e um paciente, veremos que não é muito diferente daquela que um contador/administrador e um empreendedor precisam possuir para que ambos possam cumprir as suas importantes missões.
O paciente precisa de quem o oriente para a saúde do corpo e o empreendedor precisa de quem o guie para saúde da riqueza. Essas missões são parecidas.
O contabilista/administrador é procurado pelo seu cliente, mas além de prescrever o que fazer em matéria apenas fiscal, precisa estar atento para a maior importância de todas, que é a do sucesso da organização.
A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração. Os administradores (usuários internos) são as pessoas que se valem dessa informação. A administração utiliza-se dos dados gerenciais para planejamento, avaliação e controle adequados da organização, por meio de um Sistema de Informação Contábil.
Tanto os usuários internos (sócios e gestores) como os externo utilizam a informação contábil, mas a maneira como o fazem difere. Os tipos de informação que eles demandam também podem diferir. A Contabilidade Gerencial refere-se à informação contábil desenvolvida para gestores dentro de uma organização.
A Contabilidade Gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir objetivos organizacionais. Já a Contabilidade Financeira refere-se à