AFRO
UNIDADE ITUIUTABA
Luzia Helena Ferreira
Zairo Silva Rodrigues
Dança afro
ITUIUTABA-MG
NOV/2014
Luzia Helena Ferreira
Zairo Silva Rodrigues
Dança afro.
Projeto didático apresentado como exigência parcial para a obtenção de créditos na disciplina Fundamentos Antropológicos, sob a orientação da profª Msc. Cláudia Macedo Coutinho Freitas.
ITUIUTABA-MG
NOV/2014
Dança afro
Justificativa:
O Brasil é um país multicultural, ou seja, formado por diversas culturas. Apesar de a diversidade cultural fazer parte da história do país, ainda encontramos muito presente no nosso dia a dia que a indícios de que o preconceito é um fato que acontece a todo o momento. Vários são os preconceitos, dentre eles destacamos a discriminação contra os negros. Mesmo assim o preconceito existe, principalmente com os negros, esse preconceito é histórico. Apesar de sabermos que nossa cultura, é formada principalmente pelos negros de origem africanos, nem sempre é dado a ela o valor que lhe é de direito. Trata-se de uma cultura que encanta o mundo, mas ainda pouco valorizada por nós. Valorizar uma nação que tanto contribuiu para nossa diversidade cultural é tentar corrigir os erros do passado e viver o presente de forma harmoniosa, respeitando e aprendendo com as diferenças, sejam elas de raça, cor, sexo etc. Um projeto como esse será de grande importância, pois pretende conscientizar os estudantes mostrando como a cultura negra é rica em diversidades, contribuindo muito para a valorização do ser humano e a elevação da autoestima dos estudantes .
Esse projeto busca dar importância a questões culturais de caráter popular, lutando pela cidadania, no combate ao preconceito racial, auxiliando na construção da identidade social, buscando reaproximar a escola das culturas com a lei 10639/2003, uma das primeiras leis sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que significa