Afro
Cultura Afro - Brasileira
Cultura Afro -Brasileira
Ciência da Computação - 2º Semestre
Eduardo Galego Radealli Ferrero
Eryk Souza Pedroso
Priscilla Moreira Souza
Chegada dos escravos ao Brasil
A escravidão de negros africanos no Brasil começou por volta do século XVI. Quando os portugueses traziam os negros africanos em porões de navios negreiros, muitos dele nem chegavam ao Brasil morriam no caminho por conta das condições precárias em que eram mantidos, e quando mortos eram arremessado ao mar. Os primeiros escravos negros foram trabalhar no engenho de açúcar no Nordeste.
Eram vendidos de acordo com saúde e idade, onde os que tinham boa forma física e boa aparência eram vendo pelo dobro daqueles mais fracos ou velhos.
Nas fazendas de açúcar eram tratados de forma desumana, não podiam seguir sua religião, tinham que seguir a religião católica, adotar o idioma português, e mesmo com todos os contra tempos não deixaram a cultura se apagar, desenvolvendo ate uma forma de luta, conhecida como capoeira.
Liberdade do escravos Brasileiros
No século XVIII alguns escravos conseguiram comprar sua liberdade adquirindo a carta de alforria,
Juntando o dinheiro que conseguiam durante toda a vida, porem o preconceito e a falta de afeto da sociedade fecha a porta para essa pessoas.
A partir da metade do século XIX, a escravidão no
Brasil começou a ser contestada pela Inglaterra, um
1845 o Parlamento Inglês aprovou a lei Bill Aberdeeb, que proibia o trafico de escravos. Em 1850 foi aprovada a lei Eusebio Queiros que acabou com o trafico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 foi aprovada a lei Ventre Livre, toda criança nascida a partir daquela data eram livres, Em 1885 os escravos com mais de 60 anos eram livres. No fim do século
XIX que a escravidão mundial foi proibida. O grande problema e que a grande maioria passou a viver em péssimas condições.
Religiões afro-brasileiras