khkg

309 palavras 2 páginas
1. O Efeito Estufa e o Aquecimento Global
O Efeito Estufa nada mais é do que um fenômenonatural da Terra que a conserva em temperatura apta para os meios de vida existentes (15ºC). Ocorre quando a radiação solar atinge a Terra e a energia do Sol é convertida em calor; esse calor é refletido,então as partículas de gases e o vapor de água retêm o calor e aquecem o nosso planeta.
Mas, recentemente (a partir da Revolução Industrial), houve um grande aumento na queima de combustíveisfósseis, como carvão e petróleo, por indústrias, veículos e queimadas em florestas aumentaram significativamente a quantidade de gás carbônico (dióxido de carbono CO2). A problemática é que esse aumentointensifica a retenção de calor na atmosférica, ocorre, então, o Aquecimento Global. Esse aquecimento anormal causa o derretimento das geleiras, aumentando o nível do mar.

2. Redução na camada de OzônioO Ozônio pode ser um gás altamente tóxico e, por isso, quando está situado próximo do solo é um perigoso poluente que contribui para a formação da chuva ácida e do smog. Mas entre 20 e 60 km dedistância do solo aproximadamente, ou seja, na estratosfera, a camada de ozônio forma uma barreira que impede a passagem dos mortais raios ultravioleta do Sol. Dessa forma, a vida na Terra ficaprotegida.
De toda a radiação solar que atinge a superfície da Terra, 45% é luz visível, 45% é radiação infravermelha e 10% são raios ultravioleta, cujo aumento de intensidade poderia comprometer ascondições de vida no planeta e a própria sobrevivência da espécie humana.
Os grandes inimigos da camada de ozônio são os CFC’s (clorofluorcarbonetos), muito utilizados pelo homem em gases para refrigeração,em aerossóis, em espuma para móveis, carpetes, embalagens para comida pronta e de várias outras formas. Os CFC’s chegam até a estratosfera (demoram cerca de oito anos para isso), rompem-se sob a...

Relacionados

  • Matriz Energética
    122155 palavras | 489 páginas