afro descendecia
871 palavras
4 páginas
AFRODESCEDENTEAFRODESCEDENTE
Introdução
Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se os preconceitos sobre afrodescendentes. No século XV os portugueses praticavam o tráfico de escravos, e eram obrigados a trabalhar nas fazendas fazendo o uso de mãos-de-obra nos canaviais. No século XIX, as manifestações, rituais e costumes eram proibidos.
A partir do século XX começaram ser aceitos a celebrados como expressões artísticas. Os afrodescendentes são muitos desfavorecidos tanto na área de trabalho, quanto na escola. Muitas empresas têm preconceitos, quando um afrodescendente procura um emprego, são muitos prejudicados pela cor, as empresas não contratam e têm preferências pelos homens brancos, e além de sofrer, pois ser julgados como traficantes e drogados e poucas empresas dão oportunidades para mostrar suas habilidades.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil foi o último país a abolir o trabalho escravo. Assim que abolição da escravatura foi concretizada féis com que o mercado de trabalho mão-de-obra não especializada contribuiu para a desvalorização. No período colonial começou a ser repleto de preconceitos, eram tratados como seres inferiores como verdadeiros animais ou objetos e ridicularizados por seus aspectos físicos, crenças ou por seus costumes. Os escravistas contribuíram para que eles ocupassem os piores lugares no mercado de trabalho, fazendo ter baixas rendas não podendo usar uma roupa melhor, assim usando um manto de uma postura de malandragem e erotismo.
Lutaram para sobreviver com a falta de moradia digna ia falta de comida e se multiplicavam cada vez mais. Crescendo tendo força de vontade para lutar pra um lugar melhor na sociedade, mas não foi tão fácil tiveram muitos obstáculos dificultando a integração no processo de organização sociopolítico do Brasil. Não podendo ser incorporados no mercado de trabalho, sendo a maioria dos afrodescendentes são