Africa
São Paulo
2014
Disciplina: Projeto Profissional Interdisciplinar IV - Curso de História 4º. Semestre Turma MNA Faculdade Sumaré
São Paulo
2014
Tema: África – Lutas Contra o Domínio Europeu: Para falarmos da África precisamos entender que se trata de um continente que foi invadida, partilhada e dominada pelos europeus por 30anos, ou seja, de 1884 a 914. Este continente foi invadido e partilhado, pelos europeus, sofreram com autoritarismo absolutista das monarquias.
Estas invasões tinham como objetivo explorar toda riqueza que este continente produzia.
Mas para os africanos a invasão européia teve um significado negativo, pois o trabalho era forçado, os impostos elevados, alem da perda de identidade por não ter sua cultura respeitada, perderam suas terras. Tudo isto somado a humilhação e descriminação racial imposta pelos colonizadores.
Mesmo desfavorecidos de armas por todo o continente ele lutaram contra os invasores estrangeiros, nas lutas eram massacrados pelo poder bélico dos seus colonizadores.
No inicio do século XX, o continente esta praticamente conquista e dividido em 40 unidades políticas, não sendo levada em consideração a diversidade de etnia e de idiomas.
Com a Primeira Guerra mundial em 1814, a situação ficou pior, aproximadamente 2,5 milhões de africanos foram obrigado a participar do conflito eram recrutados a força o que fez com que muitos jovens se mutilasse para não servir o exercito.
“Outra forma de resistência foram os movimentos religiosos Muçulmanos, seguidores de cultos africanos e de religiões afro-cristãs, chegaram a pegar em armas contra os colonizadores. Lideres messiânicos e profetas antieuropeus pregavam a desobediência às autoridades brancas e alimentavam a esperança de uma sociedade livre da opressão estrangeira”. DOMINGUES.Joelza Esther. Pag46.
A Primeira Guerra teve um fator