Africa
O relevo africano, predominantemente planáltico.Os planaltos contornam depressões cortadas por rios, nas quais também se encontram lagos e grandes bacias hidrográficas, como as do Nilo, do Congo, do Chade, doNíger, do Zambeze, do Limpopo, do Cubango e do Orange.
Ao longo do litoral, situam-se as planícies costeiras, por vezes bastante vastas. Destacam-se, a oeste e nordeste do continente, quando se estendem para o interior. Podemos citar as planícies do Níger e do Congo. Características físicas mais marcantes: uma falha geológica estendendo-se de norte a sul, o Grande Vale do Rift, em que se sucedem montanhas, algumas de origem vulcânica e grandes depressões. É nessa região que se localizam os maiores lagos do continente, circundados por altas montanhas, de mencionar o Quilimanjaro , o monte Quênia e o Ruwenzori .Podemos destacar ainda dois grandes conjuntos de terras altas, um no norte, outro no sul do continente:a Cadeia do Atlas, Marrocos, Argélia e Tunísia.Édeformação recente a apresenta montanhas ,o subsolo apresenta significativas reservas depetróleo, gás natural, ferro, urânio e fosfato. Completando uma visão do relevo africano, é possível observar ainda a existência de antigos maciços montanhosos em diferentes pontos do continente: o da Etiópia, formado a partir de erupções vulcânicas.
Clima
Altas temperaturas com pequenas variações anuais. Distinguem-se na África os climas equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo. O clima equatorial, quente e úmido o ano todo, abrange parte da região centro-oeste do continente; o tropical quente com invernos secos domina quase inteiramente as terras africanas, do centro ao sul, inclusive a ilha de Madagascar; o clima desértico, por sua vez, compreende uma grande extensão da África, acompanhando osdesertos do Saara e de Calaari.
O clima mediterrâneo manifesta-se em pequenos trechos do extremo norte e do extremo sul do continente, apresentando-se quente com invernos úmidos. No Magrebe, aagricultura é