AFRICA E EUROPA
1. Cidades
As cidades africanas, no período da chegada dos europeus ao continente, impressionaram os colonizadores, pois muitas eram parecídissimas com as cidades europeias.
Benin (África)
Um visitante holandês do século XVII ficou admirado por Benin, uma cidade que se localiza na Nigéria. Enorme, a cidade é cortada por uma grande avenida, lembrando Amsterdã (capital holandesa) e parecendo até maior. Fundada por volta do século X, serviu como a capital do Império de Benin, que foi um grande estado africano pré-colonial da Nigéria. Hoje em dia a cidade abriga duas das mais importantes instituições acadêmicas da Nigéria.
Algarves (Portugal)
As cidades do Algarves, em Portugal, caracterizam-se pelos terraços, de pedra e cal, e com residências pintadas inteiramente de branco. Os colonizadores europeus encontraram cidades muito parecidas semelhantes no território africano.
2. Portos
Os africanos, antes mesmo da chegada dos europeus, já praticavam o comércio de seres humanos através do Oceano Índico. Vasco da Gama foi um navegador e explorador português que, ao chegar à costa oriental da África, encontrou portos cheios de navios e de comerciantes de todas as partes do Oceano Índico (assim como os portos europeus), devido ao comércio de seres humanos, já praticado pelos africanos muito antes da chegada dos europeus ao continente na metade do século XV. Os portos europeus também se encontravam em alta atividade, devido a sua expensão comercial e as navegações. 3. Metalurgia Nos últimos dois mil anos anteriores à época em que nasceu Jesus Cristo, teve início o desenvolvimento das cidades e da atividade comercial por mar no Norte da África. Coisas inventadas pelo homem como o bronze e a escrita tiveram penetração no Norte da África, quando vieram do Oriente Médio. Havia muitos povos nômades, que precisavam se deslocar periodicamente, e havia povos sedentários, que fundando seus territórios,