AFINAL O QUE É SER CIDADÃO
ENGENHEIRO COELHO SP
2014
RESUMO
Ser cidadão é em resumo, ter direitos civis, políticos e sociais, como: o direito à vida, à liberdade, de votar e ser votado, à educação, ao trabalho, à saúde e etc.
A cidadania não é mais do que um conceito histórico, ou seja, seu sentido varia no tempo e no espaço, então, ser cidadão varia de um pais para o outro, não apenas pelas regras que definem quem é ou não titular da cidadania, mas também pelos direitos e deveres distintos que caracterizam o cidadão.
O conceito e a pratica da cidadania vêm se alterando ao longo dos últimos duzentos ou trezentos anos. A aceleração dos tempos históricos nos últimos séculos e a consequente rapidez das mudanças faz com que aquilo que num momento podia ser considerado subversão perigosa da ordem “ato rebelde”, no seguinte seja algo corriqueiro “natural”.
A independência dos Estados Unidos da América do Norte e a Revolução Francesa, serviram para instaurar a cidadania, esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos, e passaram a restaurá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania, e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias. Nesse sentido pode-se afirmar que, no seu entendimento mais amplo, cidadania é a expressão concreta do exercício da
democracia.