Afinal, Como se Formam as Estratégias? O Processo de Formulação Estratégica em uma organização do terceiro setor
Autoria: Maurício Fernandes Pereira, Fabiana de Agapito
Resumo:
Tem havido recentemente um grande interesse por parte dos autores em entender como se desenvolve a prática da estratégia organizacional. Partindo desta tendência, o presente trabalho descreve como ocorre o processo de formulação estratégica em uma organização pertencente ao terceiro setor – o SESC/SC (Serviço Social do Comércio em Santa Catarina).
A criação da estratégia na organização em estudo é analisada tomando-se como base os referenciais propostos por Whittington (2002), analisando duas dimensões principais: os resultados pretendidos com as estratégias e os processos pelos quais ela acontece. O procedimento de pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo. Foram utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas não-estruturadas do tipo focalizada com 16 pessoas da organização todas participantes da coalizão dominante formal ou informal. Com base nos dados coletados observou-se que, na prática da organização pesquisada, as razões que levam ao estabelecimento da estratégia não estão unicamente voltadas aos aspectos econômicos. Quanto à formulação das estratégias, predominou a visão clássica de Whittington (2002), por meio da utilização do planejamento estratégico.
1 INTRODUÇÃO
A literatura atual tem mostrado que a estratégia tem sido uma das áreas de estudo mais evidenciadas nos dias de hoje (WILSON E JARZABKOWSKI, 2004; FILHO, 2004).
Pensar estrategicamente tornou-se tanto para os dirigentes organizacionais, quanto para os estudiosos da administração um fator indispensável para a condução e administração das organizações, tenham elas fins lucrativos ou não (MOORE, 2000).
Assim, o que antes era um assunto restrito às organizações com fins lucrativos começa a penetrar o campo daquelas que atuam no terceiro setor e