Afetividade na educação infantil
Maria Alice Mendonça*
Helenice Maria Tavares**
RESUMO
A articulação da afetividade na Educação Infantil garante uma aprendizagem significativa?
Neste artigo procurou-se destacar a afetividade num convite ao educador a refletir sobre o valor de uma educação fundada no respeito e no amor ao educando. A partir de pesquisa bibliográfica, verificou-se que é através da inter-relação que se dá a interação com o meio e a construção de um conhecimento altamente envolvente e significante.
Palavras-chave: Afetividade. Crianças. Educação. Conhecimento.
A criança necessita e deseja ser amada, acolhida, aceita e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado.
A relação de afeto do educador com a criança é, portanto o suporte do conhecimento, é um elemento fundamental na prática pedagógica, torna-se pertinente que o processo de educar e de cuidar se envolvam simultaneamente, pois, são partes essenciais que formam um todo.
Para, além disso, torna-se fundamental questionar sobre a relevância da afetividade no contexto educacional.
A articulação da afetividade na educação infantil garante a construção de um conhecimento significativo?
Faz-se necessário ampliar o olhar do profissional de Educação Infantil no sentido de que ele reconheça que as crianças têm necessidades de atenção, carinho e segurança, sem os quais elas não sobrevivem.
Com base na afetividade a criança desenvolve a autonomia e a inter-relação com o ambiente e com as pessoas que a envolve construindo um conhecimento global, altamente progressivo. 1 Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia da
Faculdade Católica de Uberlândia.
* Graduanda em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia. E-mail: mary.alice2008@yahoo.com. br.
** Graduanda em Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia. E-mail: