AFERINDO A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE – LEI DE HUYGENS

561 palavras 3 páginas
ESTADO DO PARANÁ
POLÍCIA MILITAR
DIRETORIA DE ENSINO E PESQUISA
ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ
ESCOLA DE OFICIAIS

DISCIPLINA: FÍSICA TÍTULO: AFERINDO A ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE – LEI DE HUYGENS - EXPERIMENTO NOME: CAD JUSTINO TURMA: 1º BM DATA: 27/08/2013
1. OBJETIVOS
Aferir a aceleração da gravidade através da contagem do número de oscilações de um objeto num pêndulo, demonstrando assim de maneira simplificada a Lei de Huygens.
2. MATERIAL UTILIZADO
? 01 (uma) corda;
? 01 (uma) maleta;
? 01 (um) cronômetro.

Fig.1 Maleta Fig. 2 Corda Fig. 3 Cronômetro

3. DESENVOLVIMENTO
3.1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Christiaan Huygens, astrônomo, físico e matemático holândes, nasceu em Haia em 1629 e viveu até 1695. Foi contemporâneo de Newton, embora discordasse da teoria da gravitação universal.
Huygens, na verdade, por ideologia discordava de qualquer teoria que não pudesse ser comprovada por uma experiência mecânica e cartesiana.
Ele foi um grande estudioso dos pêndulos, e acabou transportando relógios de pêndulo para pontos diferentes do globo e observou que estes se movimentavam mais lentamente na região do equador, o que o fez tirar conclusões importantes acerca da variação da gravidade com a latitude, e discorreu sobre a forma achatada do planeta. Além disso descobriu que poderia usar esses relógios não somente para marcar o tempo, mas também para saber a longitude em que se encontrava em alto mar.
Ainda hoje, empiricamente, podemos estimar a gravidade da Terra, com experiência análoga às demonstrações de Huygens com pêndulos, utilizando-se das suas fórmulas.

3.2. PROCEDIMENTO
Inicialmente foi ancorada uma corda em um vão livre do terceiro andar de uma edificação, deixando uma maleta presa à outra ponta, a fim de que pudesse pendular.
Em seguida foi cronometrado o tempo de 10 oscilações uma

Relacionados