Afecções urológicas
A urologia é um ramo das ciências médicas responsável pelo estudo dos rins e dos demais órgãos que compõem as vias urinárias, assim como pelo diagnóstico e pelo tratamento das doenças que afligem os órgãos deste sistema. Os órgãos que compõem este aparelho são os rins em número de 2, os ureteres também em número de 2, a bexiga e a uretra.
CISTITE
É uma inflamação e / ou infecção da bexiga, geralmente iniciada na uretra, causada mais frequentemente por microrganismos que podem desenvolver uma infecção. Ocorre mais comumente em mulheres sexualmente ativas na faixa etária de 20 a 50 anos, mas pode afetar ambos os sexos. Ela ocorre, geralmente, quando o trato urinário (uretra e a bexiga) é colonizado por bactérias, tornando-se irritado e inflamado. As mulheres têm mais propensão de desenvolver esta afecção devido à sua uretra ser menor do que a do sexo masculino, facilitando a entrada da bactéria na bexiga, outro fator é a pequena distância entre a uretra e o ânus.
SINAIS E SINTOMAS Os sintomas são: polaciúria (aumento da frequência do ato de urinar), cistalgia (dor na bexiga), dificuldade e ardência para urinar, pressão na pélvis inferior, presença de sangue na urina e forte odor desta.
MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS As pessoas afetadas por cistite apresentam um aumento da frequência do ato de urinar (polaciúria), dor na bexiga, dificuldade e ardência para urinar e micção imperiosa que é o nome dado à urgência em urinar. A urina do paciente apresenta um mau cheiro e filetes de sangue. Outros sintomas como dor lombar na região baixa, desconforto ou mal-estar geral e irritação, além de febres moderada em crianças podem também fazer parte dos sintomas da cistite. Outras patologias podem vir acompanhadas com a cistite, entre elas: prostatite (inflamação na próstata), uretrite (inflamação na uretra), pielonefrite (inflamação nos rins) e vaginite (inflamação da mucosa da vagina) quando ocorrer mau cheiro,