Água destilada
Osmose - a água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A osmose não é influenciada pela natureza do soluto, mas pelo número de partículas. Quando duas soluções contêm a mesma quantidade de partículas por unidade de volume, mesmo que não sejam do mesmo tipo, exercem a mesma pressão osmótica e são isotônicas. Caso sejam separadas por uma membrana, haverá fluxo de água nos dois sentidos de modo proporcional. Quando se comparam soluções de concentração diferentes, a que possui mais soluto e, portanto, maior pressão osmótica é chamada hipotônica, e a de menor concentração de soluto e menor pressão osmótica é hipotônica. Separadas por uma membrana, há maior fluxo de água da solução hipotônica para a hipertônica, até que as duas soluções se tornem isotônicas.
Condutividade elétrica – Capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica. Corrente elétrica é o fluxo ordenado de elétrons ou de cargas elétricas em movimento. A energia elétrica pode ser conduzida através de matéria pela passagem de carga elétrica de um ponto a outro, sob a forma de corrente elétrica. A existência de corrente elétrica implica a existência de transportadores de carga na matéria e de uma força que faça com que eles se movam. Os transportadores de cargas podem ser elétrons, como no caso dos metais, ou íons positivos e negativos, como no caso de soluções eletrolíticas e sais fundidos. No primeiro caso a condução é chamada de metálica e no segundo, eletrolítica.
OBJETIVO
Auxiliar o ensino do conteúdo de osmose, para facilitar a visualização de como ela ocorre na prática.
Através desse experimento, mostrar como ocorre a passagem de solvente através de membranas semipermeáveis da solução menos concentrada (água bifiltrada) para a solução mais concentrada (solução saturada de cloreto de sódio) e observar como ocorre o transporte de partículas em uma membrana semipermeável (papel