afasia
- A fala dos pacientes com afasia anômica é fluente e gramatical. Sua compreensão é excelente, mas eles têm dificuldade em encontrar palavras apropriadas.
- As pessoas com afasia anômica podem entender o que as outras dizem, e o que elas dizem tem pleno significado, mesmo se usarem frequentemente o modo circular para dizer o que querem.
- A anomia tem sido descrita como uma amnésia parcial para palavras.
2 Afasia anomica
- A paciente anômica parecia ter mais dificuldades para encontrar substantivos do que outros tipos de palavras.
- Durante vários anos, pensei que nossa paciente fosse única. No entanto, mais recentemente, padrões similares de deficiências foram relatados na literatura.
- Danos em ambas as regiões (pólo temporal e córtex temporal inferior) causam anomia para ambos os tipos de substantivos (próprios e comuns).
3 O que dizer sobre a capacidade de nomear ações?
- Vários estudos verificaram que a anomia para verbos (averbia) é causada por dano ao córtex frontal, ao redor e na área da Broca.
- Os lobos frontais são devotados ao planejamento, organização e execução de ações, de modo que não deveria nos surpreender o fato deles estarem envolvidos em tarefas de recordação dos nomes das ações.
- A atividade produzida pela simples leitura dos substantivos foi subtraída, deixando apenas a atividade associada com o processo de produção dos verbos.
- Possivelmente, a atividade no lobo temporal representa processos neurais envolvidos com a compreensão dos nomes, enquanto a atividade no lobo frontal representa os processos neurais envolvidos diretamente com o pensamento das ações apropriadas e dos verbos associados.
4 Afasia em pessoas surdas
- A linguagem de sinais é expressa por movimentos das mãos
- A linguagem de sinais não é inglês, nem é francês, nem espanhol ou chinês; a forma mais comum na América do Norte é a LAS – Linguagem Americana de Sinais.
- A LAS é uma linguagem completa, contendo sinais para