Afabetização
Estar alfabetizado é ir além de poder decifrar o código escrito é com o ato de ler e escrever que entramos no mundo da cultura, no mundo da imaginação. Fazendo com que o hábito de leitura entre em nosso cotidiano ou até mesmo como um momento de lazer. Não basta apenas saber juntar sílabas para formar palavras, ser alfabetizado é ir além de escrever cartas, textos entre outros gêneros, sendo interessante saber fazer o uso da leitura e da escrita em diferentes contextos. Ser uma pessoa alfabetizada é ter a capacidade de compreender, criticar, interpretar e produzir conhecimentos entre os diferentes gêneros textuais como revistas, jornais, artigos, livros entre outros. Ser alfabetizado é poder exercer a nossa Cidadania, ser uma pessoa competente da sua construção histórica e do desenvolvimento da sociedade como um todo. De acordo com Emília Ferreiro:
Estar alfabetizado é ...
“ É poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e também, não se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligência de um certo modo de composição, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literária. Se algo parecido com isso é estar alfabetizado hoje em dia, fica claro por que tem sido tão difícil. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mas ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor”.
Nós como professores alfabetizadores temos o dever de despertar em nossos alunos o interesse e o hábito da leitura na escola, infelizmente ainda temos muitos professores que seguem a linha tradicionalista que usam o método da cartilha para alfabetizar, com o passar dos anos a sociedade foi se