AF1 Respostas
Ano letivo 2014/2015 – Universidade Aberta
ATIVIDADE FORMATIVA AF1
TEMA 1 – POLÍTICAS EDUCATIVAS E CONTEXTOS SOCIOLÒGICOS
1 .
A sociedade do conhecimento caracteriza-se por ser aquela na qual o conhecimento é o seu principal eixo e fator estratégico de riqueza e poder, tanto para as organizações como para os próprios países.
Esta noção de sociedade do conhecimento surgiu no final da década de 90, e, é empregada, particularmente, nos meios académicos como alternativa ao termo sociedade da informação.
Na sociedade do conhecimento, a inovação tecnológica, ou também denominado de novo conhecimento, passa a ser um eixo fulcral para a produtividade e desenvolvimento económico dos países. Algumas dessas inovações, tais como a internet e a digitalização de documentos ou a globalização são factos impulsionadores de mudança nesta nova sociedade.
Existem algumas características principais que identifiquei, e que ajudam a atribuir significado ao conceito de sociedade do conhecimento.
O conhecimento é o fator que condiciona e valoriza economicamente a organização ou país
O desenvolvimento dos países assenta fundamentalmente na pesquisa científica
A criação do conhecimento organizacional é um fator estratégico essencial para as organizações, sendo considerado como fonte de inovação e vantagem competitiva
O Estado é um agente estratégico para o desenvolvimento científico, sendo que o conhecimento, a comunicação, sistemas e uso da linguagem são alvo de pesquisa científica e tecnológica
Aos fluxos de capital e bens já existentes, são acrescentados os fluxos de informação e conhecimento entre países, tornando-se assim uma economia transnacional
A internet como meio de disseminação de informação, e as novas tecnologias motivadas pela digitalização de documentos, são considerados fatores determinantes para a mudança no paradigma da lógica comunicacional de “um para muitos” para “muitos para muitos”
A noção de