Aeroporto de londres
O Aeroporto de Londres Heathrow (IATA: LHR, ICAO: EGLL), também conhecido como Aeroporto de Heathrow, está localizado a oeste da cidade de Londres, no Reino Unido. O Aeroporto de Heathrow é o terceiro mais movimentado do mundo a seguir ao Aeroporto Internacional de Atlanta e ao Aeroporto Internacional de Pequim, e é o maior aeroporto do mundo em termos de tráfego de passageiros internacionais.
Localizado 24 km a oeste de Londres, Heathrow possui duas pistas paralelas principais, no sentido leste-oeste e cinco terminais, cobrindo uma área de 12,14 quilômetros quadrados. Seu Terminal 5, exclusivo da British Airways, foi oficialmente inaugurado pela Rainha Elizabeth II em 14 de março de 2008, também com uma estação de metro e trem. Foi aberto aos passageiros no dia 27 do mesmo mês.
História
O Aeroporto de Heathrow começou a sua vida nos anos 1930 com o nome de "Grande Aeródromo do Oeste", pertencendo a uma empresa privada com o nome de Fairey Aviation. Era principalmente usado para concentrações e testes de aviões. Foi então que o nome mudou para "Heath Row", que foi depois demolido para fazer um novo aeroporto onde está hoje localizado o Terminal 3. Nessa altura não tinha tráfego comercial e o principal aeroporto de Londres era o Croydon Airport.
Em 1944 o aeroporto foi parar ao controle do Ministério da Aviação. Harold Balfour que era o vice-secretário do ministério (1938-1944), escreveu sua autobiografia em 1973 "Wings over Westminster" (Asas sobre Westminster), onde ele fala da necessidade do governo adquirir o aeroporto para ser usado em voos de longo-percurso. Harold Balfour expressou sempre a sua intenção de ver o aeroporto ser utilizado para fins civis. A Força Aérea Inglesa (The Royal Air Force) nunca usou o aeroporto. O aeroporto abriu parcialmente para uso civil a 31 de Maio de 1946 e mudou o nome para Aeroporto de Heathrow em 1947. Tinha então nessa altura 3 pistas e mais 3 em construção.
Em 1955 a Rainha Elizabeth II