AEP Biologia Geral
Gustavo Titão Barbosa 1506429-2 AEP2 – Biologia Geral
Definições dos termos
1- Genética
Estudo dos genes de um organismo com base na hereditariedade e na variação. Estudo dos genes. Estudo da hereditariedade.
2- Hereditariedade
A transmissão de uma geração para outra de fatores genéticos que determinam as características do indivíduo. Responsável pela similaridade entre pais e filhos.
3- Gene
Unidade física e funcional fundamental da hereditariedade, que leva informação de uma geração para a seguinte; um segmento de DNA, composto por uma região transcrita e uma sequência reguladora que torna a transcrição possível.
4- Genes alelos
São responsáveis pelas caracteristicas biologicas dos seres que são segmentos de DNA. Ocupa uma certa posição num cromossomo, conhecida por locus, isso quer dizer que genes alelos ocupam mesmo lócus somente em cromossomos homólogos. Exemplo: Em determinado par de um cromossomo homólogos está um genes alelos responsável pela cor do olho.
5- Genótipo
A constituição genética, latente ou expressa, de um organismo, em contraste ao fenótipo; a soma de todos os genes presentes em um indivíduo.
6- Fenótipo
A aparência física de um organismo. O fenótipo resulta da interação entre a constituição genética de um organismo (genótipo) e seu meio ambiente. Forma adquirida por algum caráter (ou grupo de caracteres) em um indivíduo específico. Manifestações externas detectáveis de um genótipo específico.
7- Homozigoto
Organismos que têm alelos idênticos no mesmo lócus em cromossomos homólogos. Indivíduo no qual as duas cópias de um gene são o mesmo alelo.
8- Heterozigoto
Organismo com membros diferentes de determinado par ou série de alelos que, consequentemente, produz gametas diferentes.
9- Dominante
Termo usado para se referir a um alelo que se manifesta para a exclusão de um alelo diferente de um organismo heterozigoto. Fenótipo exibido