Aedes albopictus
1. O que é diabetes?
Diabetes é uma doença que resulta da diminuição ou falta de insulina no organismo, hormônio cuja função é fazer com que os músculos e outros tecidos absorvam a glicose (açúcar) do sangue, que em níveis elevados pode levar a sérias complicações, inclusive à morte.
2. O que é hiperglicemia?
É o aumento da glicose no sangue. A Sociedade Brasileira de Diabetes considera que valores acima de 126 mg em jejum são suspeitos de diabetes. Valores acima de 200 mg em qualquer ocasião fazem o diagnóstico.
3. O que é hipoglicemia?
Baixo nível de glicose no sangue. Quando a glicemia está abaixo de 60 mg, com grandes variações de pessoa a pessoa, podem ocorrer sintomas de uma reação hipoglicêmica: sensação de fome aguda, dificuldade para raciocinar, sensação de fraqueza com um cansaço muito grande, sudorese exagerada, tremores finos ou grosseiros de extremidades, bocejamento, sonolência, visão dupla e confusão que pode caminhar para a perda total da consciência, ou seja, coma.
4. Quais os tipos de diabetes?
São conhecidos alguns tipos de diabetes, mas os principais são o tipo 1 e o tipo 2. O primeiro é causado por uma reação auto-imune em que o sistema de defesa do organismo ataca as células produtoras de insulina, que por isso produzem muito pouca ou nenhuma insulina. Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas geralmente ocorre em crianças ou adultos jovens. O diabetes tipo 2 é o mais comum, respondendo por 90-95% de todos os diabetes. Costuma se desenvolver em pessoas com idade superior a 45 anos que apresentam excesso de peso. No entanto, como consequência do aumento da obesidade entre os jovens, é cada vez mais comum em crianças e adultos jovens.
5. Quais as principais complicações do diabetes?
Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, amputação dos membros inferiores, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
6.