AED
Nesse sentido, os níveis de água do subsolo, as quantidades de água que se infiltram e que serão bombeadas, os recalques que poderão por ventura aparecer na vizinhança durante as escavações (sendo que, para proteção de edificações adjacentes às zonas de recalque, considere-se a possibilidade de injeções de água no solo.), são aspectos que devem ser considerados e analisados.
Além disso, um rebaixamento realizado incorretamente pode causar danos internos e externos a uma escavação pois são introduzidas certas alterações nas condições naturais do subsolo. É preciso observar também se existe o perigo de ruptura hidráulica, por causa da presença de águas artesianas, confinadas entre certos horizontes do subsolo. Não obstante, devido a geologia da região verificada, o efeito do rebaixamento pode atingir grandes distâncias, diminuindo a umidade média e consequentemente a pressão neutra do solo, provocando o adensamento do terreno, ou seja, o solo pode ceder e recalcar.
São vários os métodos utilizados no rebaixamento de um lençol freático, dentre eles os mais utilizados são: Bombeamento direto, ponteiras filtrantes, poços profundos, drenagem por eletrosmose, drenos verticais por alivio, drenos horizontais profundos e galerias de drenagem.
O método de bombeamento direto