Uso Racional De Adubos De Agricultura
Ponta Grossa
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Hoje em dia na agricultura brasileira os macronutrientes mais conhecidos e utilizados são conhecidos como NPK. Que é uma abreviação de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Cada um deles exerce uma função diferente na planta:
Nitrogênio (N): O nitrogênio tem ação na parte verde da planta, as folhas. É um dos principais componentes das proteínas vegetais, sem ele as plantas não podem realizar a fotossíntese nem a respiração. Atua no crescimento e nas brotações da planta. Sem nitrogênio, a planta não cresce normalmente, se torna pequena e com um menor número de folhas. A presença de folhas amareladas é um bom indício de falta de nitrogênio.
Fósforo (P):. O fósforo atua principalmente na floração e na maturação e formação de frutos, no crescimento das.
Potássio (K): O potássio é essencial para o crescimento e responsável pelo equilíbrio de água nas plantas. Atua no tamanho e na qualidade dos frutos e na resistência a doenças e falta de água.
Esses são os macronutrientes mais exigidos pela planta. Existem também os micronutrientes exigidos em menos quantidade, mas que também são de suma importância, os essenciais são: B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Ni, Zn. Algumas pessoas utilizam também à suplementação de solo a base de gesso, que entre suas vantagens, possibilita um melhor crescimento radicular. Além de fornecer nutrientes, o solo necessita que façamos uma correção de acidez no mesmo. Isso é feito com o fornecimento de calcário através da calagem. Esta calagem é o preparo do solo que neutraliza o alumínio e eleva teores de cálcio e magnésio.
Assim inicia-se este trabalho que tem como objetivo relatar o uso racional de adubos, abordando as maneiras corretas de realizar o mesmo, e mostrando qual os problemas causados se a prática do uso correto não for feita.
USO CORRETO DE ADUBOS
A adubação tem como objetivo principal manter ou aumentar a quantidade de nutrientes do