Advérbios conceito e sua classificação
Os advérbios formam uma classe gramatical que tem como principal função dar detalhes de como ocorre certa ação, expressa por um verbo, exprimindo circunstâncias em que esse processo se desenvolve.
Mas os advérbios não se associam apenas aos verbos.
Apesar de a palavra advérbio lembrar a palavra verbo, ele não modifica somente os verbos, mas também os próprios advérbios e os adjetivos.
2. Desenvolvimento
Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Nunca modificam um substantivo. É a palavra invariável que indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.
Apenas os advérbios de intensidade, de lugar e de modo são flexionados, sendo que os demais são todos invariáveis. A única flexão propriamente dita que existe na categoria dos advérbios é a de grau, a saber:
• Superlativo: aumenta a intensidade. Exemplos: longe – longíssimo, pouco - pouquíssimo, inconstitucionalmente - inconstitucionalissimamente, etc;
• Diminutivo: diminui a intensidade. Exemplos: perto - pertinho, pouco - pouquinho, devagar - devagarinho, etc.
Os advérbios "bem" e "mal" admitem ainda o grau comparativo de superioridade, respectivamente, "melhor" e "pior".
Existem também as formas analíticas de representar o grau, que não são flexionadas, mas sim, representadas por advérbios de intensidade como "mais", "muito", etc. Nesse caso, existe o grau comparativo (de igualdade, de superioridade, de inferioridade) e o grau superlativo (absoluto e relativo). Também é bom saber que o advérbio tem três modos, Indicativo, Imperativo e Subjuntivo.
Classificação dos advérbios
Os advérbios da língua portuguesa são classificados conforme a circunstância que expressam. [3] A Norma Gramatical Brasileira reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.
1. Advérbios de modo
Ex: Assim, bem, mal, acinte (de