Advocacia Moderna e Planejamento Estratégico
Resumo
Este artigo tem o escopo de convocar os profissionais da área para que reflitam a respeito do planejamento estratégico, expansão e melhorias nas áreas de atuação dos escritórios de advocacia.
Palavras-chave: advocacia, estratégia, planejamento.
Abstract
This article wants to show that strategic planning applied to areas in which they intend to operate, allows designing a safe manner the actions of law firms
Introdução
Neste artigo, temos o intuito de trazer a discussão para a importância do planejamento estratégico como ferramenta de atuação prática e não apenas ideológica na rotina dos escritórios de advocacia de pequeno e médio porte, bem como auxiliar os futuros advogados que ainda não possuem conhecimento da importância de sua aplicação na rotina da profissão. Contextualizamos que o conhecimento técnico por si só não é suficiente e que o sucesso profissional depende do grau de comprometimento com a aplicação de um planejamento que envolve desde a visão e motivação até o efetivo atuar.
Sumário
1- Pluralidade de áreas de atuação
2- Riscos
3- O planejamento
4- Como se posicionar
5- Conclusão
1 - Pluralidade de áreas de atuação
Inúmeros escritórios têm percebido a necessidade de realizar projeções para expandir sua área de atuação, bem como fortalecer as áreas em que se especializaram. Ser referência na pluralização de áreas é o sonho de muitas bancas. Entretanto, todo cuidado é pouco. Aventurar-se em áreas não tão conhecidas pode ser perigoso. Apontamos para uma direção.
Além de saber identificar os pontos fortes de atuação do escritório, imperioso se torna inferir aquilo que não se pode fazer. A regra de ouro (golden rule) é: “se não puder fazer bem, não faça”.
2- Riscos
As conseqüências podem ser desastrosas para escritórios de pequeno e médio porte ao escolherem com esse método, o ganho financeiro de curto prazo, indo além do insucesso nas causas. Esse tipo de