adventistas
Nasceu no século XIX, nos Estados Unidos. A época de William Miller, seu primeiro fundador, e depois a de Ellen White, com seus importantes escritos e seu impulso decisivo para o movimento foi uma época de profetismo intenso. Miller nasceu em uma família batista, mas perdeu sua fé na juventude. Ao recuperá-la, e ser admitido de novo em sua igreja, dedicou-se ao estudo das Sagradas Escrituras.
Preocupado pelo advir do Senhor, acreditou poder chegar a determinar sua data com algumas cifras que aparecem no livro de Daniel e ele considerou que faziam referência à vinda de Cristo.
Seus cálculos o levaram a fixar esta para 1843. Assim profetizou em suas pregações e em seu livro: "Provas evidentes pela Escritura e pela História da Segunda vinda de Cristo para 1843". Pouco feliz em suas predições, nem nesse ano, nem transferida a data por seu discípulo Snow para 22 de outubro de 1844, cumpriu-se sua profecia. Frente ao fracasso, seus seguidores trataram de buscar uma explicação, uma fórmula que decifrasse seu descumprimento.
Depois de aceitar que a vinda estava muito próxima, sem fixar data, encontraram quem elaborasse não somente uma explicação mas toda uma doutrina religiosa: a conhecida hoje por Adventistas do sétimo dia. Foi isto obra de uma mulher de qualidades verdadeiramente extraordinárias: Hellen Gould White.
White foi uma mulher com uma vida muita longa e ativa. Nascida em 1827 e afiliada a princípio no Metodismo, seguiu mais tarde as doutrinas de Miller, e por seu matrimônio com um pregador adventista se converteu em uma fervorosa propagandista destas idéias. Viajou incessantemente pela América, Europa e Austrália e escreveu infatigavelmente.
Dotada de um poderoso dom de organização, as doutrinas e a expansão do Adventismo devem-se a ela. Faleceu em 1916. Nos interessa dela especialmente seu caráter hispersensível de visionária e profetiza, em que certamente influenciou o ambiente naquele momento na América do Norte.
Era uma época em