adulteraçao combustivel
Curso Técnico em Química
Práticas de Laboratório
Professora:
ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
Data da realização do experimento: 27/05/13
Turma:
A
Nota:
Santana de Parnaíba, 03 de junho de 2013.
INTRODUÇÃO
Gasolina é um combustível originado da destilação do petróleo e de outros elementos de refino.
É algo indispensável para o conforto e comodidade do ser humano, sua comercialização em algumas vezes é feita de forma incorreta. Com o intuito de diminuir gastos e aumentar o lucro, muitos comerciantes praticam a adulteração.
Sabe-se que a utilização da gasolina adulterada, traz maiores prejuízos para o consumidor, pois muitos estragos são provocados no veículo, e a natureza é afetada ainda mais. Por esta razão estabeleceu-se uma porcentagem na quantidade de álcool na gasolina, essa porcentagem é de até 25%.
O presente relatório mostra um dos métodos para a quantificação de álcool na gasolina utilizando a separação de fazes. Usando como amostra 50 ml de gasolina.
OBJETIVO:
Determina o teor de álcool na gasolina comum e aditivada
Materiais usados: Balança de precisão. Duas provetas de 100 ml Um béquer de 250 ml Solução de NaCl 10% (m/v) Um Bastão de vidro Um balão de fundo chato Amostras de gasolina comum (cor amarelada) e aditivada (cor esverdeada)
Preparação da solução NaCl 10% (m/v):
Dissolveu-se 25g de cloreto de sódio em 50 ml de água destilada, em um béquer de 250 ml, após agitar por um determinado tempo, colocou-se a solução de NaCl em um balão volumétrico de 250 ml. Para adquirir o volume desejado de solução adicionou-se mais água ate completar 250 ml de solução.
250 ml____100%
X_________10%
X= 2500/100
X= 25gr
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.
Em uma proveta de 100 ml, foram colocados 50 ml de gasolina comum. Com o auxilio de um béquer foi transferido 50 ml da solução (NaCl 10%