Adubos
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUARIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
MAYARA SANTOS
ADUBOS (TIPOS E FABRICAÇÃO).
SÃO GABRIEL DO OESTE-MS
2014
MAYARA SANTOS
ADUBOS (TIPOS E FABRICAÇÃO).
Trabalho apresentado ao Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual São Gabriel, como requisitos parcial de avaliação da disciplina de Topografia e Manejo do Solo, Profª Juliane Abrão.
SÃO GABRIEL DO OESTE-MS
2014
INTRODUÇÃO:
Nesse trabalho mostrei os principais tipos de adubos e como ocorre, sua fabricação e qual o melhor adubo.
Para determinar o melhor adubo, é necessário avaliar as necessidades gerais dos vegetais. Em média uma planta precisa de 16 elementos para crescer saudável, sendo que 13 são retirados do solo, exceto oxigênio, hidrogênio e carbono.
Os nutrientes básicos para a saúde da planta são nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio. Os vegetais também precisam de um solo rico em micronutrientes para ter um melhor crescimento. Normalmente os adubos orgânicos, químicos e minerais são enriquecidos com os elementos mencionados.
É a reposição dos nutrientes retirados do solo pelas plantas para o crescimento, floração, frutificação e a multiplicação. Cultivamos plantas com diferentes necessidades de nutrientes, e a água das chuvas favorece uma rápida lixiviação dos nutrientes e a adubação acaba se tornando necessária.
A reposição da fertilidade deve ser cíclica para não haver prejuízos dos solos , quer pela perda da porosidade natural, pelo ressecamento do substrato e sua esterilização pelos raios solares.
A manutenção da fertilidade do solo em níveis ideais proporciona as condições satisfatórias ao desenvolvimento das plantas. A melhor forma de adubação é a mista, organo química, composta de matéria orgânica e adubos sintéticos.
Para se desenvolver, o vegetal