adubo
A técnica conhecida como compostagem pode ser feita até mesmo em um apartamento
Publicado em 19/03/2012
Lígia Menezes
Edição 0117
Compostagem é o processo de decomposição da matéria orgânica, voltado para a produção de terra adubada
Foto: Hermann Studio
Restos de frutas, verduras e outros vegetais não cozidos, se misturados com adubo, pó de café e terra, viram ótimo composto fortalecedor para o jardim de casa. A técnica se chama compostagem e pode ser feita até mesmo em um apartamento. O resultado final é usado para adubar os vasos ou mesmo pequenas hortas de varanda.
O consultor ambiental, Eduardo Bernhardt, do Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente, criado pela ONG Ecomarapendi, Recicloteca, dá o exemplo: "Eu moro em apartamento e faço há alguns anos. Costumo dizer que é quase tão fácil quanto cuidar de uma planta", conta. A seguir, ele e a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Adriana M. de Aquino, ensinam tudo que você precisa saber para começar a sua.
O que é compostagem
Compostagem é o processo de decomposição da matéria orgânica, voltado para a produção de terra adubada. A técnica pode ser considerada uma das soluções para a redução da quantidade de lixo nas grandes cidades, pois é barata, fácil e acessível a quase todas as pessoas. "Ela reduz o volume de lixo orgânico, que gira em torno de 50% dos resíduos que a cidade produz", explica Eduardo. Por causa disso e da crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente, o interesse pela técnica tem aumentado dia a dia, segundo o consultor. Isso porque as pessoas têm se dado conta de que é fácil fazer a compostagem em casa, mesmo que o espaço seja pouco.
Composteira: a solução para apartamentos e casas pequenas
Composteira é um recipiente pequeno, furado em sua parte de baixo e tampado, onde se pode fazer a compostagem em locais com pouco espaço. Ela pode ter diversas formas e tamanhos. Se bem feita, não atrai insetos e não solta mau