Adubo orgânico alternativo com base nos insumos do açaí (euterpe oleracea)
Em razão do consumo crescente e da modernização do setor de distribuição de hortaliças é exigido do produtor qualidade, quantidade e principalmente regularidade na sua produção (Brasil et al, 2007).
Os fertilizantes (ou adubos) orgânicos são obtidos de matérias-primas de origem animal ou vegetal, sejam elas provenientes do meio rural, de áreas urbanas ou ainda da agroindústria.
O uso de esterco de curral, cama de aviário, compostos orgânicos e diferentes tipos de tortas como fontes de matéria orgânica na produção de hortaliças é uma prática utilizada pelos produtores, com comprovada eficiência no aumento da produtividade das culturas olerícolas, aumentando o fornecimento de nutrientes essenciais às plantas, beneficiando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Tendo em vista a eficácia da adubação convencional, pretende-se testar os insumos do açaí como adubação alternativa e eficaz na agricultura familiar e no cultivo de hortaliças para o consumo humano.
2. JUSTIFICATIVA
O açaí é uma fruta rica em ferro e em diversos nutrientes essenciais à nossa saúde e alimentação, sendo muito comum por todo o bioma amazônico e bastante consumido na região.
Infelizmente, os insumos do açaí não tem sido aproveitado, visto que estes são descartados durante o processamento dessa fruta para a obtenção de polpas. No entanto testes experimentais tem revelado que os insumos são ricos em nutrientes minerais e podem ser reaproveitados como adubo orgânico benéfico ao desenvolvimento e vigor de hortaliças cultivadas em hortas comunitárias.
Por ser de fácil acesso e abundante na região Amazônica, o açaí pode ser usado de várias maneiras com o objetivo de geração de