Adubação Verde ou Plantio Verde
Plantio Verde
CIA M.T.T.P
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
AGP.II
DENIS, JHONATHAN, THIAGO, WILLIAN
O Que é Adubação Verde?
A adubação verde é o cultivo orgânico utilizado desde dos tempos antigos da
China até hoje , com plantas que estruturam o solo e o enriquecem com nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes. As plantas geralmente são leguminosas que levam em torno de 30 a 45dias para serem picadas, servindo como cobertura até serem decompostas.
O Que são as Leguminosas?
São as plantas da família da leguminosaes do gênero
Rhizobium,
que são capazes de fixar nitrogênio atmosférico (N2) no solo, devido a uma bactéria que se fixa em suas raízes de formato pivotante (sistema de raízes formado por uma raiz central que penetra verticalmente no solo, onde da raiz central partem raízes laterais que também são ramificadas), para o plantio de leguminosas é importante que as plantas sejam mais resistentes às pragas e que produzam grande quantidade de massa seca, com sementes que tenham uma boa germinação e que tenham um crescimento rápido.
O corte das plantas semeadas pode ser de caráter tardio ou precoce mas, se a planta for cortada muito jovem, o processo de decomposição será mais rápido, assim perdendo minerais importantes para o solo, e a planta deve ser cortada antes de soutar sementes.
Tipos de Leguminosas
Na adubação verde aplicamos várias leguminosas como: crotalárias
(Crotalária juncea, Crotalária paulina, Crotalária espectabilis,
Crotalária gratiana), mucuna preta (Mucuna aterrima), mucuna anã
(Mucuna deeringiana), feijão-guandu (Cajanus cajan), feijão-de-porco
(Canavalia ensiformis), feijão-de-corda (Vigna unguiculata), caupi
(Vigna unguiculata), ervilhaca (Vicia sativa), soja titan (Glycine max), tremoço (Lupinus albus, Lupinus luteus, Lupinus angustifolius), labelabe (Dolichos lablab), sesbânia (Sesbania aegyptiaca e Sesbânea aculeara), calôpogonio