Adsorção
1- De uma definição para:
A- Adsorção:
Segundo Borges (2013), adsorção é o resultado da existência de um excesso de energia na superfície do adsorvente (energia livre de superfície) devido ao desbalanceamento da forças que atuam em suas moléculas ou átomos.
Segundo Piccin (2013), adsorção é um fenômeno de superfície no qual um material (soluto) é removido de uma fase fluída (líquida ou gasosa) e acumulando na superfície de uma fase sólida.
B- Adsorvente:
Segundo Piccin (2013), a palavra adsorvente aplica-se usualmente a um sólido que mantém o soluto na sua superfície pela ação de forças físicas. São materiais altamente porosos, porém com poros muitos pequenos, que garantem áreas totais muitas vezes superiores à área externa da partícula.
C- Adsorvato
Segundo Piccin (2013), as isotermas de equilíbrio descrevem o quanto de massa de adsorvato pode ser adsorvida.”
2- O que são biossorventes? Cite alguns exemplos de biossorventes.
Segundo Vaghetti (2009), o termo biossorvente engloba toda a biomassa, seja ela ativa (com atividade metabólica) ou inativa (sem atividade metabólica). Todos os biossorventes são oriundos de alguma forma biológica, como vegetais, crustáceos, microorganismos e animais. Quando formas ativas são utilizadas como biossorventes (microorganismos ou plantas que hiperacumulam metais tóxicos) os sistemas de remoção de íons metálicos se tornam mais complexos envolvendo rotas metabólicas de bioacumulação.
Exemplos: casca de pinhão, casca de nozes.
3- Cite 3 métodos/procedimentos para remoção de metais pesos de efluentes aquosos.
Segundo Vaghetti (2009):
Utilização da casca de pinhão como biossorvente.
Utilização de casca de noz como biossorvente.
Utilização de talo de uva como biossorvente.
4- Cite alguns métodos e procedimentos para remoção de corantes de efluentes aquosos.
Segundo Dallago (2005), os processos oxidativos, como o tratamento com ozônio, fotocatálise