adsorvedores
MÉTODOS DE CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR
De modo geral há dois métodos básicos pelos quais se pode controlar a emissão de poluentes atmosféricos (e odores) nos processos industriais. Estas técnicas são divididas em dois grupos: a) Métodos indiretos, tais como modificação do processo e/ou equipamento; b) Métodos diretos ou técnicas de tratamento.
Este grupo é classificado como método indireto de controle de gases, uma vez que tal controle é conseguido através da modificação do equipamento/processo, alteração de matérias primas por outras ecologicamente mais adequadas, manutenção dos equipamentos e operação dos mesmos dentro da sua limitação, etc, sempre com o objetivo de prevenir o escape ou formação dos gases. São, em grande parte, chamadas de “Tecnologias Limpas”.
O QUE É ??
Processo seletivo que pode ser utilizado para a remoção de uma grande variedade de vapores a baixas concentrações.
Envolve a remoção de um ou mais componentes gasosos do fluxo de gás através de aderência dos mesmos na superfície de um sólido.
Não necessita de uso de combustível auxiliar, além de possibilitar a recuperação de solventes, quando se utiliza o processo regenerativo.
O adsorvente apresenta a característica de ser um material sólido, poroso e de grande área superficial específica
CARACTERÍSTICAS
Material sólido, poroso e de grande área superficial específica.
Os adsorventes em geral tem tamanhos na faixa de 4 a 20 mesh (4,76 mm a 841 µm) e são descritos como "pellets" ou "beads“.
A importância de um adsorvente é a sua alta temperatura de oxidação para prevenir oxidação e adequada resistência de forma a manter-se estruturalmente estável.
É utilizado para vapores com massa molecular entre 45 e 130.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Processo de adsorção envolve a remoção de um ou mais componentes gasosos do fluxo de gás através de aderência dos mesmos na superfície de um sólido. As moléculas de gás removidas denominam-se ADSORBATO, e o sólido que retém