Gases e Vaporizadores - Controle da Poluicao Atmosferica
A atmosfera é uma massa de gases onde permanentemente ocorrem reações químicas. Ela absorve uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera. As fontes de emissão de poluentes podem ser as mais variadas possíveis. Pode-se considerar dois tipos básicos de fontes poluição: ESPECÍFICAS e MÚLTIPLAS. As fontes ESPECÍFICAS são FIXAS em determinado território, ocupam na comunidade área relativamente limitada e permitem uma avaliação individual. As indústrias são exemplos de fontes específicas de poluição. As fontes MÚLTIPLAS podem ser FIXAS ou MÓVEIS, geralmente se dispersam pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas uma a uma. Um exemplo de fonte múltipla são os veículos automotores.
Neste trabalho focaremos apenas no controle e remoção de gases e vapores da atmosfera, que são modos de separação e coleta de contaminantes gasosos em meio de solução aquosa, usando os seguintes equipamentos:
• Absorção
• Adsorsão
• Incineração: direta e catalítica
• Condensação
ABSORÇÃO A absorção é uma transferência de massa, através da dissolução, de uma fase gasosa para uma fase líquida. Ela consiste na transferência de um componente (absorbato) presente em fase gasosa (gás de arraste) para um líquido (absorvente). Mais especificamente, a absorção envolve a remoção de um contaminante gasoso de uma corrente gasosa por sua dissolução em um líquido. Esta transferência ocorre até que continue havendo diferença de concentração nos meios envolvidos. Entretanto, o equilíbrio não é tão facilmente atingido, uma vez que a diferença de concentração depende da solubilidade do soluto. O solvente deve ser: pouco volátil, possuir baixa viscosidade, pequena toxidade e baixo custo. O mais usado é a água.
Eficiência de Remoção – depende:
• Tempo de Contato;
• Concentração do meio absorvente;
•