ADOÇÃO DE PNE
Tem por objetivo compreender, junto a pais adotivos de crianças com necessidades especiais, como percebem e vivenciam essas doações, conduzindo reflexões acerca de qual seria o verdadeiro sentido de adoção: encontrar uma família para crianças abandonadas ou satisfazer os desejos de pessoas que decidem adotar. falando sobre adoção; as mães que abandonam; a adoção de crianças com necessidades especiais
MÉTODO
Participantes: seis pais de crianças PNE
Instrumento: Foi utilizado um roteiro de entrevista com questões que atendiam aos objetivos da pesquisa, permitindo coletar informações acerca da experiência dos participantes de forma mais flexível.
Procedimentos: alguns pais foram indicados por um grupo de apoio à adoção, foram esclarecidos acerca dos objetivos da pesquisa e assinaram um Termo de Consentimento. As entrevistas foram realizadas na casa dos pais, gravadas e transcritas literalmente.
Análise de dados: os dados colhidos na entrevista foram analisados pela motivação para adoção, adaptação da criança na família, dificuldades enfrentadas, sentimentos, evolução da criança, etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Motivações para a adoção: projeto antigo de adotar, impossibilidade de não ter filhos, querer um filho de outro sexo, por saber de maus-tratos às crianças por parte dos responsáveis.
- Adaptação da criança na família: afirmaram que foi boa, mas que houve uma dificuldade com o ciúme por parte do filho mais novo.
- Dificuldades enfrentadas: dificuldade para arranjar um cuidador, burocracia e demora do processo de adoção, preconceito social, baixa condição socioeconômica e não aceitação da adoção por parte de um dos cônjuges.
- Sentimentos esperados: se mostraram satisfeitos e realizados com a adoção.
- Evolução da criança: todos os pais relataram melhoras, que variam de acordo com o nível de comprometimento de seu filho.
- Benefícios obtidos com a adoção: todos os participantes relataram satisfação.
- Sugestões para futuros adotantes de