Adoção de estratégias dentro de um contexto empresarial
No cenário cultural em que vivemos, somos conduzidos à inumeras condições de inseguranças e incertezas, o que leva as emprezas à formulação de estratégias cadas vez mais competitivas.
Neste contexto, é extremamente importante que as empresas captem a integração da visãoestratégica com o ambiente externo, bem como os processos organizacionais.
A adoção de qualquer estratégia competitiva tem seus riscos.
Uma experiencia considerada recente é a do Cirque du Soliel, que com iniciativas de reformas e melhorias nas práticas de trabalho, contagiaram o mundo com a capacidade de vencer as inseguranças, incertezas e se tornando referência em formulação de estratégais competitivas.
O estudo do Cirque du Soliel nos propicia uma experiência profunda de competitividade e de criatividade, o que tornou esta Companhia uma referência no mercado.
Cinco forças competitivas
Em busca de vantagens competitivas adicionais, as empresas devem fazer prospeções de seu futuro, o que Porter define como visão interna consistente vinculada a um período de tempo.
Porter também nos concedeu 5 (cinco) forças competitivas, são elas:
• o grau de rivalidade entre as empresas;
• a ameaça dos novos entrantes potenciais;
• a ameaça dos produtos substitutos;
• o poder de barganha dos consumidores;
• o poder de barganha dos fornecedores.
As cinco forças de Porter podem ser empregadas na elaboração de uma análise setorial do negócio, para o desenvolvimento de um plano estratégico empresarial.
Aplicando as forças competitivas de Porter na Companhia Cirque du Soliel, podemos identificar que os seguintes aspectos:
a rivalidade competitiva traz grandes riscos quando os competidores são semelhantes. O Cirque du Soliel, conseguiu se destacar tanto a ponto de se tornar uma organização dominante, afastando os concorrentes menores.
a ameça de novos entrantes pode desestabilizar a estrutura organizacional se não for tratada com a atenção que o caso requer. Novos concorrentes, sem