Adornos
Relação entre o Naturalismo e a botânica Margaret Mee.
Conceito/Oportunidade de Trabalho:
Através da influência do naturalismo e das pinturas de Magaret Mee, artista botânica inglesa que em 1964 começou a explorar a floresta Amazônica pintando plantas. No sec XIX houve esse movimento do naturalismo que era a inspiração em representar as coisas à sua volta da maneira mais fiel possível, a natureza era uma forte inspiração na época. Baseado nisso, iremos buscar referências da fauna presente nas pinturas para criar joias com apelo contemporâneo, misturando materiais nobres e naturais. Mais especificamente, nos inspiraremos nas bromélias pintadas por Magaret Mee.
Contexto histórico:
O naturalismo foi um movimento cultural que surgiu na França no século XIX , relacionado às artes plásticas, literatura e teatro.
Principais caraterísticas:
- O mundo pode ser explicado através das forças da natureza; - Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin; - A realidade é mostrada através de uma forma científica; - Nas artes plásticas, por exemplo, os pintores enfatizam cenas do mundo real em suas obras. Pintavam aquilo que observavam;
Durante este período, a joalheria desenvolvia joias em formatos de flores, frutas e insetos, na qual os interesses pela botânica e pelas plantas exótica estavam sendo explorado. Por isso nosso projeto estará associado ao trabalho da artista botânica Margaret Mee que se especializou nas plantas da Amazônia Brasileira, explorando a floresta tropical. Apesar de não ser uma botânica profissional, tinha um vasto conhecimento de plantas, combinando a expressão artística com a natureza e a ciência.
Perfil do usuário:
Mulheres entre 40 e 50 anos, bem sucedidas, antenadas em moda e tecnologia, apreciadoras de marcas renomadas e de qualidade como Apple e Mac. Gostam da marca Zara por proporcionar diversidade entre o estilo despojado e arrumado. Buscam sofisticação e contemporaneidade nas peças de joias. Gostam de carros robusto e