Adolfo
Pág.
1. OBJETIVOS 1
2. INTRODUÇÃO 2
3. Influencia dos factores genéticos, idade sobre a gravidez sobre resposta aos fármacos 3
3.1. Factores genéticos 3
3.2. Factores que influencia na resposta dos fármacos 3
3.3. Ritmos circadianos 3
4. Clarificação dos polimorfismos 4
5. Conclusão 7
6. Referências Bibliográficas 8
1. OBJETIVOS
Este estudo propõe conhecer influencias dos factores genéticos.
Conhecer as implicações e perspectivas da farmacogenética no contexto do tratamento individualizado e a questão ética.
2. INTRODUÇÃO
A respeito da farmacogenética comprovam que as diferenças na resposta às drogas ocorrem devido aos polimorfismos genéticos individuais, visto que cada indivíduo apresenta pequenas disparidades em seu código genético, que influenciam nos alvos terapêuticos.
A avaliação dessas características individuais visa o tratamento personalizado, pois o objectivo primordial da farmacogenética na prática clínica é reduzir as reacções adversas e os Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM). Existem grupos empenhados na pesquisa da inter-relação de proteínas-alvo e drogas em função da grande miscigenação a qual amplia o interesse por esse estudo. Entretanto, questões éticas, relação custo-benefício e regulamentos legais são factores que dificultam a implantação dessa ciência em vários países.
A farmacogenética estuda simultaneamente vários genes e suas interacções. Essa ciência tem contribuído para o desenvolvimento de pesquisas farmacogenéticas, a qual é uma área da farmacologia clínica que estuda como as diferenças genéticas entre indivíduos podem afectar as respostas às drogas. Essa análise genética objectiva aperfeiçoar o tratamento através da personalização terapêutica conforme as diferenças nas características genéticas individuais.
A farmacogenética tem suas origens no início do século XX, a partir de observações de diferentes