Adolescência
No final da 3° infancia que abrange dos 9 aos 12 anos se inicia a pré-adolescência, que é também a faze da puberdade.
CONTRIBUIÇÕES TEORICAS PARA COMPREENÇÃO DA ADOLESCÊNCIA
Segundo a pesquisadora Anna Freud, os adolescentes são egoistas, se cham o centro do mundo, mas também sã capazes de grande generosidade, auto-sacrificio e devoçao, ela mostra claramente a vida flutuante do adolescênte, características pelos apostos e ocilando entre tendencias que se comtapôem. * Exaltação- Indiferencia * Atibidade- Passividade * Egoismo- Generosidade * Apego ao material- Espíritualidade
Ann descreve os mecansismos defensivos da intelectualização e o ascetismo como os prtinciáis meios utilizados pelo adolescentes para controlar o aumento da atividade pulcional na puberdade. Puberdade pode ser definido como um periodo no desenvolvimento sexual de homens e mulheres, caracterizado pela capacidade de propriação( maturação sexual). As transformação da puberdade ocorrem durante a adolescência. Logo, a puberdade é uma fase da adolescência em que ocorre o aparecimento de caracteristicas sexuais secundarias.
A puberdade não tem uma idade exata para aparecer, pois depende de pessoa para pessoa, porém, emgrande parte dos adolescêntes, ela aparece entre 11 e 13 anosnas meninas , e 12 e 14 ans nos meninos.
Ott Rank um dos primeiros autores psicanaliticos que desviou a atenção do periodo infantil, falando mais sobre a adolescência periodo que passam da dependencia para independencia, o mais importante desenvolvimento da individuo, nessa ele vlta-se contra qualquer autoridade alheia ao ego.
A vontade é chave mais importante para a independencia, e pressupõe certa autonomia do condicionamento externo. A erruoção das forças sexuais é tão poderosa que se transforma em contravontade. Se vencer o inimigo fica submetido a suas pulsões.
Sem ainda ter uma personalidade adulta, o adolescênte vive com as mudanças da puberdade e a perda de sua condição de