ADOLESCÊNCIA DROGAS E SEXUALIDADE
DELSIRENA ALVES DE OLIVEIRA1
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo discutir a sexualidade e o uso de drogas na adolescência. Neste período de transição que deveria ser visto apenas como passagem para maturidade muitas vezes é transformado numa fase de transgressão com consequências desastrosas que leva a prisão da dependência. Através desta pesquisa bibliográfica, baseada nas obras de Içami Tiba, 1994 e 2007, foi possível entender que a adolescência é uma fase conflituosa da vida devido às transformações biológicas e psicológicas que ocorrem. É necessário trabalhar os conflitos vividos pelos adolescentes visando solucionar o grande problema atual que é a inserção cada vez mais cedo do adolescente no submundo das drogas, e prepará-los para a iniciação da vida sexual que ocorre cada vez mais cedo sem nenhuma preparação, acreditam ser capaz de tomar as suas próprias decisões.
Palavras-chave – adolescência, drogas, dependência
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica, baseada nas obras de Içami Tiba, 1994 e 2007, buscando conhecer as transgressões e os tropeços na adolescência, pois, muitos adolescentes se envolvem com drogas relacionando-se casualmente e despertando o organismo para a doença química que transforma a própria vida, da família e das pessoas em seu entorno. O prazer é o que importa não avaliam as consequências como a gravidez precoce que para alguns é a forma de se sentir autônomo capaz de promover a sua independência, mesmo assim não se interessam pela reprodução e sim pelo desejo.
O que motiva a realização da pesquisa é a construção de saberes e a inserção no contexto social. Investigar Compreender e discutir, apresentando conclusões acerca da adolescência é o objetivo deste trabalho. É um tema relevante, que pode fornecer informações importantes para a