adolescencia
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Psicologia
Disciplina: Pratica integrativa
WAGNER, M.; OLIVEIRA, M. Habilidades sociais e abuso de drogas em adolescentes. Psic. Clin., Rio de janeiro, vol.19, n.2, 2007.
“A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta caracterizado pela necessidade de integração social, busca da auto-afirmação e da independência individual, além da consolidação da identidade sexual e emoções conflitantes. Pode ser considerada como uma etapa do desenvolvimento que envolve inúmeras adaptações e mudanças nas capacidades e habilidades pessoais.” (2007, p.1)
“Habilidades sociais ou comportamento socialmente habilidoso pode ser definido como: um conjunto de comportamentos emitidos por um individuo em um contexto interpessoal que expressa sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse individuo de modo adequado a situação, respeitando esses comportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas “Caballo, 1998: 6)” (2007, p. 3)
“Oliveira (2002) afirma que o aprendizado de novas habilidades interpessoais capacita os indivíduos que possuem dificuldades para serem assertivos a defenderem seus direitos de forma mais efetiva quando houver a pressão de outras pessoas para consumirem drogas. Nesse contexto, o tratamento a partir do treinamento de habilidades sociais pode, então, auxiliar na recuperação das lacunas existentes, através da instrumentalização do jovem com um leque de comportamentos mais saudáveis. Treinamento em Habilidades Sociais (THS), de acordo com Caballo (2003), pode ser compreendido como um tratamento que visa ensinar estratégias e habilidade interpessoais aos indivíduos, com a intenção de melhorar a sua competência interpessoal e individual em classes especifica de situações sociais.” (2007, p.4)
“O presente artigo analisa a literatura