Admintracao de estoque da gm
3513 palavras
15 páginas
COM-538 Sistemas de Informação GerenciaisEstudo de Caso – Capítulo 9
A GENERAL MOTORS FAZ UM TEST DRIVE NA INTERNET
A General Motors (GM) é a maior fabricante de carros do mundo, com 386 mil funcionarios em 50 países.
Entre as marcas de veículos estão: Chevrolet, Potiac, Buick, Cadillac, Saturn e GMC Trucks (GM
Caminhões). A GM também tem relacionamentos de produção de veículos com a Opel, a Vauxhall, a Subaru e o Alfa Romeo. Seus empreendimentos fora da indústria automobilística incluem a Allison Transmission
(fabricante de sistemas de transmissão para uso médio e pesado), a GM Locomotives e uma participação de
35 por cento na Hughes Electronics (fabricante de satélites e comunicações). A GM Acceptance Corp.
(GAMC), subsidiária da GM, é uma importante organização financeira especializada em financiar compras de veículos GM e hipotecas residenciais.
As vendas de automóveis da GM declinaram de cerca de 60 por cento no mercado de veículos dos Estados
Unidos na década de 70 para somente 28 por cento desse mercado hoje. A empresa continua enfrentando a concorrência acirrada da Ford, da DaimlerChrysler e dos japoneses, cujos custos de produção são mais baixos que os seus – e cujos carros têm melhor estilo e qualidade.
O próprio tamanho da GM provou ser um de seus maiores fardos. Durante setenta anos, a empresa operou segundo as linhas traçadas pelo diretor-presidente Alfred Sloan, que a salvou da falência na década de 20.
Sloan dividiu a empresa em cinco grupos e divisões operacionais isolados (Chrevolet, Pontiac, Oldsmobile, que está sendo desativado, Buick e Cadillac). Cada divisão funcionava como uma empresa semiautônoma, com as próprias operações de marketing. A GM continuou como uma corporação organizada verticalmente que, em determinada época, fabricava até 70 por cento de suas peças. Esse modelo de controle de cima para baixo e execução descentralizada constitui, em certa época, uma poderosa fonte de vantagem competitiva, habilitando a GM