Adminstração
José Luis B. Guglielmin
Professora Fabiana Albernard Silveira
Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão comercial- (GOC 0033)- Marketing
21/11/2011
RESUMO
No decorrer do trabalho buscamos conceituar endomarketing e refletir sobre sua aplicação nas empresas que hoje apresentam experiências exitosas.
Palavras- chave: conceito de endomarketing, funcionários, servidores.
INTRODUÇÃO
“Se a empresa espera atingir objetivo lá fora, precisa se certificar de que todos nela estão comprometidos com esse objetivo” – foi essa frase de um clássico artigo de Theodore Levitt (“Miopia de Marketing”), na década de 70, que Saul Bekin, criador do conceito do Endomarketin, teve o insight, que o auxiliou a achar soluções aos muitos problemas que ele enfrentava na empresa em que trabalhava.
As práticas de Endomarketing fundamentam-se em ouvir os empregados, criar condições seguras de trabalho, atrair e conservar profissionais de talento, ter uma gestão transparente, reconhecer e recompensá-los. Esses fatores são necessários para demonstrar confiança e para se construir uma relação de fidelidade dos empregados em relação a sua empresa. Mas igualmente para desenvolver profissionais motivados e comprometidos com a empresa, com vistas a prestar serviços de qualidade e sentir orgulho da empresa onde trabalham.
DESENVOLVIMENTO
Reconhecendo a importância da cultura de serviços, o Endomarketing aparece como um instrumento que permite construí-la, dando ênfase à imagem e ao relacionamento com Clientes. Endomarketing vem ao encontro da necessidade de se elaborar uma estratégia de marketing realmente eficaz. Nada é mais importante do que o compromisso dos funcionários para com a empresa quando se busca oferecer um serviço de qualidade. As questões das relações empresa-empregados surgem como um complemento para o absoluto aprendizado de relacionamento com seus